Modalidade Gestão


 TÍTULO DO CURSO

Obesidade em Santa Catarina: Gestão e Cuidado na Atenção Básica – Modalidade Gestão

 

OBJETIVO

Capacitar a gestão da Atenção Básica no cuidado do sobrepeso e da obesidade em Santa Catarina a partir do território e da realidade de trabalho em saúde

 

PÚBLICO-ALVO 

Esta modalidade é destinada a prefeitos, secretários de saúde, coordenadores de programas vinculados à Atenção Básica, coordenadores de Unidades Básicas de Saúde, e quaisquer outros gestores de programas e estratégias relacionados direta ou indiretamente ao cuidado do sobrepeso e da obesidade

 

PERÍODO DO CURSO

O Curso na Modalidade Gestão ocorrerá entre 28 de setembro de 2020 e 18 de dezembro de 2020

 

CARGA HORÁRIA 

O curso será constituído por momentos teóricos e práticos, realizados por meio de ferramentas de Educação à Distância (EAD), com a seguinte distribuição das atividades:

Carga horária teórica: 14 horas     |     Carga horária prática: 26 horas     |     Carga horária total: 40 horas

 

MÓDULOS

 

     

Entendendo o Sobrepeso e a Obesidade: Panorama, Determinantes e Estratégias para o Cuidado na Atenção Básica

 

Objetivo: Apresentar os diferentes conceitos e formas de compreensão da obesidade e do sobrepeso. Identificar as prevalências do excesso de peso no mundo, no Brasil e em Santa Catarina, e sua distribuição desigual em nossa sociedade. Compreender as causas do sobrepeso e da obesidade, bem como suas consequências fisiológicas, sociais e emocionais. Reconhecer as principais políticas públicas e estratégias existentes para o cuidado do sobrepeso e da obesidade.

 

Diagnóstico como primeiro momento do planejamento para o cuidado do sobrepeso e da obesidade

 

Objetivo: Resgatar o planejamento como ferramenta de gestão em saúde para o cuidado do sobrepeso e da obesidade. Apresentar a importância do adequado diagnóstico comunitário e individual do sobrepeso e da obesidade. Discutir as competência de gestão para garantir o adequado diagnóstico do sobrepeso e da obesidade. Debater as formas de utilização do diagnóstico para o planejamento do cuidado do sobrepeso e da obesidade.
 

Planejamento e ações de gestão para o cuidado do sobrepeso e da obesidade

 

Objetivo: Construir estratégias interdisciplinares e intersetoriais para o cuidado do sobrepeso e da obesidade no âmbito da Atenção Básica. Debater a articulação de ações de promoção da saúde e de prevenção e tratamento para o sobrepeso e a obesidade. Identificar as competências de gestão para o cuidado efetivo do sobrepeso e da obesidade. Apresentar a importância do advocacy e os espaços de construção de agendas para o cuidado do sobrepeso e da obesidade.
 

 


PRESSUPOSTOS METODOLÓGICOS
 

O Curso foi elaborado pautando-se pelos princípios da Política Nacional de Educação Permanente em Saúde. Utilizará o Arco de Maguerez como orientação pedagógica para uma formação crítica e problematizadora, situada na realidade dos profissionais e das pessoas que convivem com o sobrepeso e a obesidade. Além disso, o Planejamento Estratégico Situacional será ferramenta de condução teórica e prática.

 

FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES TEÓRICAS

 Todo o curso será disponibilizado e gerenciado através da plataforma Moodle.

Os conteúdos teóricos serão ministrados a partir da problematização de um caso fictício, mas localizado na realidade dos gestores e técnicos da Atenção Básica. Destas problematizações foram definidos pontos-chaves que estruturaram as Unidades de Aprendizagem do curso. A teorização está organizada a partir destas Unidades de Aprendizagens, e ocorrerá por meio de videoaulas, webpalestras e materiais de apoio. Ao final de cada Unidade de Aprendizagem serão orientadas algumas atividades práticas a serem desenvolvidas pelos participantes.

 

FUNCIONAMENTO DAS ATIVIDADES PRÁTICAS

Como estratégia para buscar soluções e aplicações dos saberes na realidade de trabalho dos técnicos e gestores de saúde, espera-se que ao final do curso os participantes estruturem uma Linha de Cuidado do Sobrepeso e da Obesidade na Atenção Básica para os seus municípios e locais de atuação. Desta maneira, os participantes desenvolverão atividades práticas que possibilitem esta construção.

As atividades práticas serão orientadas ao final de cada Unidade de Aprendizagem e servirão de base para as discussões coletivas que ocorrerão por meio de Videconferências. Além disso, os participantes também poderão retirar dúvidas sobre as atividades práticas, através de um Fórum de Apoio virtual.

As Videoconferências serão o momento de compartilhar experiências e construir coletivamente estratégias para efetivar o cuidado do sobrepeso e da obesidade nos municípios catarinenses.

 

FUNCIONAMENTO DAS VIDEOCONFERÊNCIAS

As videoconferências serão os únicos momentos com horários definidos para participação durante o Curso. As demais atividades poderão ser realizadas em horários flexíveis, de acordo com a disponibilidade e organização dos participantes.

A participação nas videoconferências é fundamental para completar o processo de formação deste Curso. Serão nestes momentos, que técnicos e gestores de todo o estado poderão trocar experiências, vivências, dificuldades e soluções em relação ao cuidado do sobrepeso e da obesidade na Atenção Básica. Também será o momento de aprofundar alguns conteúdos centrais. Neste sentido, a presença nas videoconferências é condição para garantir a inscrição e certificação dos participantes.

 

Ao longo dos 3 meses de curso, serão realizados 5 momentos de Videoconferência. Cada um destes momentos terá duração de 1 hora e não ocorrerá em intervalos menores do que 15 dias.  Para facilitar a participação, cada Videoconferência terá algumas opções de horário para que os participantes escolham conforme sua disponibilidade.

 

CERTIFICADOS

Todos os participantes que cumprirem com 100% da carga horária teórica e prática, incluindo a participação nas Videoconferências, receberão certificado.

 

SIGA NOSSAS REDES SOCIAIS PARA MAIS INFORMAÇÕES SOBRE O CURSO