CineSAN

A seguir, está disponibilizada uma listagem de vídeos, documentários e entrevistas que discutem as temáticas de Segurança Alimentar e Nutricional e o Direito Humano à Alimentação Adequada, com acesso livre nos sites indicados como “host”.

 

A compilação foi organizada de forma cronológica, como incentivo à análise e percepção crítica do(a) expectador(a) em relação à forma que vem se desenvolvendo o cenário de SAN no Brasil ao longo da história e a ótica das mídias sobre o tema em seus respectivos tempos de filmagem e produção.

 

Este trabalho foi produzido em Setembro de 2021 como contribuição ao estágio de núcleo de nutrição, integrante curricular do segundo ano da Residência em Saúde da Família da Escola de Saúde Pública de Florianópolis e Universidade do Estado de Santa Catarina.

 

Figura 1: Jornal Nacional 35 anos: A Fome no Brasil

Imagem: memoriaglobo.globo.com

 

Título: Jornal Nacional 35 anos: A Fome no Brasil.

Gênero: Série documental

Host: Youtube.com

Canal: Alcebíades Alves

Ano de lançamento: 2001

Duração: 22min

Resumo: Inspirado pelo histórico livro “A Geografia da Fome” de Josué de Castro, o repórter Marcelo Canellas, junto do cinegrafista Lúcio Alves, produziram a série documental que foi ao ar no Jornal Nacional em 2001 em 4 episódios, retratando a realidade de comunidades que sofriam com a fome em seis diferentes estados brasileiros e no Distrito Federal. A série discute temas como a incidência da fome no período, sofrimento psíquico e sequelas mentais da desnutrição, a migração para outras cidades em busca de uma vida mais digna e, por fim, divulga entidades de combate à fome. No período das filmagens da série, ao menos 36 milhões de brasileiros não sabiam quando teriam a próxima refeição.

 

Figura 2: Estamira

Imagem: adorocinema.com.br

 

Título: Estamira

Gênero: Documentário

Host: Youtube.com

Canal: PASseando UnB

Ano de lançamento: 2004

Duração: 1h54

Resumo: O filme retrata a vida de Estamira, uma mulher de 63 anos que mora em Campo Grande e sobrevive há mais de 20 anos de coletas no Aterro Sanitário de Jardim Gramacho, lixão que recebe resíduos produzidos na cidade do Rio de Janeiro. Ele discute temas como Saúde Pública e a miséria no Brasil. O fotógrafo Marcos Prado estreia como diretor neste documentário, reconhecido por 25 prêmios em festivais internacionais.

 

Figura 3: Peraí, é nosso direito!

Fonte: nucleopiratininga.org.br

 

Título: Peraí, é nosso direito! (Busca pelo direito à alimentação adequada em comunidades

carentes)

Gênero: Documentário

Host: Youtube.com

Canal: TV BrasilGov

Ano de lançamento: 2008

Duração: 35min

Resumo: Trazendo reflexões sobre o Direito Humano à Alimentação Adequada, o documentário sensibiliza o espectador à experiência da insegurança alimentar vivida por duas comunidades do nordeste, que através da mobilização comunitária lutam para a garantia de seus direitos.

 

Figura 4: Garapa


Fonte: telecine.com.br

 

Título: Garapa

Gênero: Documentário

Host: Youtube.com

Canal: Filmes Ativistas

Ano de lançamento: 2009

Duração: 1h46

Resumo: O filme impacta ao retratar em filmagens preto e branco a vida de três famílias do estado do Ceará que sofrem com a seca, a fome e condições de moradia insalubres. Mesmo ao chegar à vida adulta, os personagens retratados relatam nunca terem realizado três refeições ao dia. A “garapa” que nomeia o documentário é uma mistura de água com açúcar, muitas vezes o único alimento disponível a estas famílias e suas crianças durante dias. Direção de José Padilha.

 

Figura 5: Por uma vida melhor

Fonte: youtube.com

 

Título: Por uma vida melhor

Gênero: Documentário

Host: Youtube.com

Canal: TV BrasilGov

Ano de postagem: 2012

Duração: 29min

Resumo: Retratando as dificuldades de acesso à terra no sertão nordestino e a falta de emprego aos moradores de grandes centros urbanos, o vídeo percorre os estados do Maranhão, Piauí, Paraíba e Rio de Janeiro mostrando realidades de desnutrição e fome nas comunidades. Apesar das duras realidades denunciadas, o documentário mostra como a luta e a mobilização social garantiu a alguns cidadãos o acesso à banco de sementes, cisternas e terras para a produção e moradia. Mesmo assim, as famílias ainda referem dificuldade pelo acesso à alimentação adequada. O vídeo foi lançado após a aprovação da Emenda Constitucional n°64, que em 2010 insere a alimentação como um direito constitucional.

 

Figura 6: Histórias da fome no Brasil

Fonte: globoplay.globo.com

 

Título: Histórias da fome no Brasil

Gênero: Documentário

Host: Youtube.com

Canal: Consea Mg

Ano de lançamento: 2017

Duração: 51min

Resumo: “Histórias da fome no Brasil” expõe a história, desde o período do Brasil Colônia, do desenvolvimento das desigualdades de acesso ao alimento e sociais no país. Ele abre suas discussões introduzindo o conceito da fome como “(...) um fenômeno social, produto de estruturas econômicas defeituosas" e mostrando fragilidades sociais de outros países. São retratadas as estratégias do governo ao longo dos anos para a superação da Insegurança Alimentar e Nutricional (InSAN), e mostra estatísticas da desnutrição no país que saiu de 14,8% dos brasileiros em 1990, para 1,7% no período de produção do documentário, saindo do Mapa da Fome da ONU.

 

Figura 7: Fome Oculta

Fonte: youtube.com

 

Título: Fome Oculta

Gênero: Série documental

Host: Youtube.com

Canal: Agência Pública

Ano de postagem: 2018

Duração total: 22min

Resumo: Dividida em dois episódios, a série de reportagens produzida pela Agência Pública retrata a história de quatro pessoas moradoras de São Paulo que passam por Insegurança Alimentar e Nutricional procurando sua comida em meio ao lixo, sem a certeza de que terão alimentos para a refeição seguinte. Com a narração e comentários do geógrafo e pesquisador José Raimundo Ribeiro, o vídeo explica a Escala Brasileira de Medida Direta e Domiciliar da Insegurança Alimentar (EBIA) como instrumento diagnóstico de InSAN e alerta à possibilidade do desmonte às estratégias governamentais de acesso ao direito da alimentação como o Bolsa Família.

 

Figura 8: Como o Brasil que alimenta 1 bilhão no mundo tem 10 milhões passando fome

Fonte: youtube.com

 

Título: Como o Brasil que alimenta 1 bilhão no mundo tem 10 milhões passando fome

Gênero: Reportagem

Host: Youtube.com

Canal: BBC News Brasil

Ano de postagem: 2020

Duração: 14min

Resumo: Sob a narrativa do repórter Ricardo Senra da BBC, o vídeo expõe o contraste entre o volume de alimentos produzidos no Brasil e o percentual dos brasileiros em situação de fome. Dados do IBGE dos anos de 2017 e 2018 publicados em 2020 expunham que mais de 10 milhões de brasileiros viviam em situação de InSAN grave. O repórter expõe os conceitos de insegurança alimentar leve, moderada e grave e compila falas de Daniel Balaban (do Programa Mundial de Alimentos da ONU), Kiko Afonso (da ONG Ação da Cidadania) e Marcelo Neri (professor da FGV). Balaban e Afonso explicam a forma com que a alta do dólar da época incentivou a venda por exportação dos alimentos produzidos pelo agronegócio no Brasil, encarecendo o valor dos produtos localmente. Também defendem a produção de alimentos via Agricultura Familiar e denunciam recentes reduções de financiamento de programas de apoio à mesma como o Programa de Aquisição de Alimentos, o Programa de Apoio ao Agricultor Familiar e de Cisternas. A reportagem também faz um recorte para a forma com que o Coronavírus veio impactando nos índices de InSAN.

 

Figura 9: O Brasil de Volta ao Mapa da Fome

Fonte: canalsaude.fiocruz.br

 

Título: O Brasil de Volta ao Mapa da Fome - Sala de Convidados

Gênero: Entrevista

Host: Youtube.com

Canal: Canal Saúde Oficial

Ano de postagem: 2021

Duração: 59min

Resumo: O Sala de Convidados é um programa do Canal Saúde Oficial, que nesta edição comenta o retorno do Brasil ao Mapa da Fome. Apresentado por Yasmine Saboya, que recebe o debate remoto ao vivo de Maria Emília Pacheco (Assessora da Federação de Órgãos para a Assistência Social e Educacional e membro do núcleo executivo da Articulação Nacional de Agroecologia), Renato S. Maluf (Professor do programa de Pós-graduação de Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Coordenador da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional) e Elisabetta Recine (Professora da Universidade de Brasília e integrante do Observatório de Políticas Públicas de Segurança Alimentar e Nutricional).

 

Textos elaborados por Ana Carolina Alencar de Barros. Nutricionista, residente em Saúde da Família UDESC/ESP Florianópolis - CRN10 8020.

 

Referências:

FOME no Brasil. Disponível em: Https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/jornal-nacional/series/fome-no-brasil/. Acesso em: 24 set. 2021.

CINE NACIONAL. Estamira. 2013. Disponível em: https://tvbrasil.ebc.com.br/cinenacional/episodio/estamira. Acesso em: 24 set. 2021.

SILVA, Juliana da Rosa Andrade; CAMARGO, Erika Barbosa; MONTEIRO, Renata Alves. A fome e o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) em filmes documentários brasileiros. Comunicação em Ciências da Saúde, Brasília, v. 2, n. 28, p. 205-215, fev. 2018. Disponível em: https://www.arca.fiocruz.br/bitstream/icict/41112/2/ve_Juliana_Silva_etal.pdf. Acesso em: 24 set. 2021.

G1 PARÁ. Documentário 'Garapa' retrata um Brasil faminto: filme mostra a vida de famílias que sofrem com a fome no nordeste. em preto e branco, filme traz a direção de josé padilha. Filme mostra a vida de famílias que sofrem com a fome no nordeste. Em preto e branco, filme traz a direção de José Padilha. Disponível em: http://g1.globo.com/pa/para/noticia/2012/10/documentario-garapa-retrata-um-brasil-faminto.html. Acesso em: 24 set. 2021.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO. Exibição do Documentário "Histórias da Fome no Brasil". Disponível em: https://alegre.ufes.br/exibicao-do-documentario-historias-da-fome-no-brasil. Acesso em: 24 set. 2021.

CASTOR, Caio; CÍCERO, José. Fome oculta (Parte 1): em são paulo, as histórias de quem procura comida em meio ao lixo e faz uma refeição sem saber se existirá uma próxima. Em São Paulo, as histórias de quem procura comida em meio ao lixo e faz uma refeição sem saber se existirá uma próxima. Disponível em: https://apublica.org/video/2018/09/fome-oculta/. Acesso em: 24 set. 2021.

SENRA, Ricardo. Como o mesmo Brasil que alimenta 1 bilhão ultrapassou 10 milhões de famintos 'dentro de casa'? 2020. BBC Brasil. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-54288952. Acesso em: 24 set. 2021.

CANAL SAÚDE FIOCRUZ. O Brasil de volta ao Mapa da Fome é o tema do Sala de Convidados. Quinta-feira (29/4), às 11h, ao vivo, no Canal Saúde. 2021. Disponível em: https://www.canalsaude.fiocruz.br/noticias/noticiaAberta/o-brasil-de-volta-ao-mapa-da-fomee-o-tema-do-sala-de-convidados-quinta-feira-294-as-11h-ao-vivo-no-canal-saude28042021. Acesso em: 24 set. 2021