Â
Somos uma Teia de Pessoas, Instituições, Projetos e Ideias guiada pelo objetivo de Fortalecer a Segurança Alimentar e Nutricional a partir da compreensão da Alimentação Adequada como Direito Humano.
Â
Não somos um Grupo que se fecha. Nem somos uma Rede de individualidades que se agregam de forma virtual. Mais que isso, queremos agregar para fortalecer e estabelecer relações que se consolidam a partir de uma coletividade suficientemente presente para tecer, alimentar, partilhar e compartilhar.
Â
Nascemos a partir dos espaços de formação do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina e das experiências e convÃvios possibilitados pelos momentos de luta pela construção e consolidação do Sistema e da PolÃtica Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional.
Â
Desenvolvemos e executamos projetos de formação, extensão e pesquisa, orientados por uma concepção de educação popular e criticidade.
Â
Acreditamos em uma sociedade de respeito aos direitos humanos, cidadã, solidária e democrática, onde as pessoas estão permanentemente engajadas na criação e recriação de sua própria natureza, no processo de vir a ser, enquanto seres humanos históricos que ao se reinventarem a todo o momento, reinventam a sociedade.
Â
Â
NOSSA HISTÓRIA
Â
A história de reunião do grupo de pessoas que compõem a Teia de Articulação pelo Fortalecimento da Segurança Alimentar e Nutricional (TearSAN), inicia nos espaços de formação do curso de Nutrição da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Nossos sonhos alimentavam um querer onde o processo educacional se constituÃsse a partir dos sujeitos, e não dos saberes e teorias acadêmicas que normalmente orientam o processo formativo da universidade.
Â
Nossa aproximação aconteceu por nossas concepções na construção de uma sociedade de respeito aos direitos humanos, cidadã, solidária, democrática; por nossas crenças em seres humanos permanentemente engajados na criação e recriação de sua própria natureza, no processo de vir a ser, o que nos coloca enquanto seres humanos históricos, que se reinventam a todo o momento, reinventando a sociedade.
Â
E aÃ, trilhamos caminhos que a cada passo clareavam ainda mais nossa certeza de que a construção do alimento enquanto direito humano, construção absolutamente necessária para a constituição dos demais direitos dos seres humanos, passava pelos homens e mulheres que evidenciam através de seus enfrentamentos diários, os elementos que devem envolver esta construção.
Â
Hoje nos apresentamos como um grupo envolvido em Teais e, conosco nesta caminhar outros atores originados de outros espaços vieram para tecer, alimentar, partilhar e compartilhar. Neste processo de partilhamento e compartilhamento, você também tem um espaço importante a partir de suas contribuições e discusssões, tecendo conosco para mudar a realidade em direção ao asseguramento do direito humano a alimentação adequada para todas e todos.
Â
Â
Â
![]() |
 | ![]() |
Â
Â
Â
Veja Também