Oficina na Região Norte de Santa Catarina

APRESENTAÇÃO

As oficinas objetivam orientar os municípios para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, estruturação de suas instâncias e elaboração e execução dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. Em Santa Catarina, ocorrerão um total de 7 oficinas regionais.

O SISAN foi instituído em 2006 a partir da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), no. 11.346/2006, e regulamentado pelo Decreto Federal no. 7.272/2010. Por meio deste Sistema, o poder público, com participação da sociedade civil organizada, formulará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).

Assim, o SISAN apresenta uma oportunidade para que os municípios fortaleçam suas ações relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional e, com isso, alcance melhores resultados no combate à fome e à miséria, no estímulo a práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultura, econômica e socialmente sustentáveis.

Considerando a importância do SISAN em instituir o debate e potencializar as ações municipais para garantir o direito de todos de ter acesso a uma alimentação adequada e, diante de um cenário onde os municípios encontram-se em diferentes estágios de adesão ao SISAN e implantação de suas Políticas Municipais de SAN, esta oficina busca:

a) Apresentar o SISAN, seus componentes e organização;

b) Orientar os municípios em relação à adesão ao SISAN, seus compromissos e vantagens;

c) Orientar a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional;

d) Reconhecer as experiências exitosas e debater as principais dificuldades para efetivação da Política Municipal de SAN.

As Oficinas são organizadas e realizadas pelo Projeto de Fortalecimento do SISAN em SC e RS, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e parceria da Câmara Estadual de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN/SC e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA/SC.

REPORTAGEM: OFICINA REALIZADA EM FLORIANÓPOLIS

INFORMAÇÕES DESTA OFICINA

Local: IFC - Instituto Federal Catarinense - Rua Paulo Chapiewski, 931 - Bairro Centenário - São Bento do Sul/SC

Data: 26 de julho de 2017