As oficinas objetivam orientar os municípios para adesão ao Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SISAN, estruturação de suas instâncias e elaboração e execução dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional. Em Santa Catarina, ocorrerão um total de 7 oficinas regionais.
O SISAN foi instituído em 2006 a partir da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), no. 11.346/2006, e regulamentado pelo Decreto Federal no. 7.272/2010. Por meio deste Sistema, o poder público, com participação da sociedade civil organizada, formulará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA).
Assim, o SISAN apresenta uma oportunidade para que os municípios fortaleçam suas ações relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional e, com isso, alcance melhores resultados no combate à fome e à miséria, no estímulo a práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultura, econômica e socialmente sustentáveis.
Considerando a importância do SISAN em instituir o debate e potencializar as ações municipais para garantir o direito de todos de ter acesso a uma alimentação adequada e, diante de um cenário onde os municípios encontram-se em diferentes estágios de adesão ao SISAN e implantação de suas Políticas Municipais de SAN, esta oficina busca:
a) Apresentar o SISAN, seus componentes e organização;
b) Orientar os municípios em relação à adesão ao SISAN, seus compromissos e vantagens;
c) Orientar a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional;
d) Reconhecer as experiências exitosas e debater as principais dificuldades para efetivação da Política Municipal de SAN.
As Oficinas são organizadas e realizadas pelo Projeto de Fortalecimento do SISAN em SC e RS, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), com apoio do Ministério do Desenvolvimento Social e Agrário (MDSA) e parceria da Câmara Estadual de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional - CAISAN/SC e do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional - CONSEA/SC.
REPORTAGEM: OFICINA REALIZADA EM FLORIANÓPOLIS
INFORMAÇÕES DESTA OFICINA
Local: UNIPLAC - Universidade do Planalto Catarinense - Avenida Castelo Branco, 170 - Bairro Universitário - Bloco II, Sala 22-18.
Data: 10 de agosto de 2017
Horário: 08h30 às 17h00
Oficineiros: Juliana Theodora Cunha de Oliveira e Milena Corrêa Martins
Número de participantes: -
MATERIAIS DE APOIO
Educação Permanente para o Fortalecimento do SISAN - Caderno I: dos conhecimentos e saberes que compôem a oficina
Educação Permanente para o Fortalecimento do SISAN - Caderno II: do partilhamento de saberes e conhecimentos produzidos na oficina
Linha do Tempo de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina
Almanaque do SISAN: entendendo o Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Plano Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina
Plano Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional
Caderno de orientações para estruturação do SISAN nos Estados e Municípios
Legislação básica do SISAN
Manual de orientações para conselheiras e conselheiros da sociedade civil