APRESENTAÇÃO
O SISAN foi instituído em 2006 a partir da Lei Orgânica de Segurança Alimentar e Nutricional (LOSAN), no. 11.346/2006, e regulamentado pelo Decreto Federal no. 7.272/2010. Por meio deste Sistema, o poder público, com participação da sociedade civil organizada, formulará políticas, planos, programas e ações com vistas em assegurar o Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA). Assim, o SISAN apresenta uma oportunidade para que os municípios fortaleçam suas ações relacionadas à Segurança Alimentar e Nutricional e, com isso, alcance melhores resultados no combate à fome e à miséria, no estímulo a práticas alimentares promotoras de saúde que respeitem a diversidade cultural e que sejam ambiental, cultura, econômica e socialmente sustentáveis.
Neste contexto, as OFICINAS PARA FORTALECIMENTO DO SISTEMA NACIONAL DE SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL (SISAN) EM SANTA CATARINA objetivam orientar os municípios para adesão ao Sistema, estruturação de suas instâncias e elaboração e execução dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional.
O QUE É ABORDADO?
Considerando a importância do SISAN em instituir o debate e potencializar as ações municipais para garantir o direito de todos de ter acesso a uma alimentação adequada e, diante de um cenário onde os municípios encontram-se em diferentes estágios de adesão ao SISAN e implantação de suas Políticas Municipais de SAN, esta oficina busca:
a) Apresentar o SISAN, seus componentes e organização;
b) Orientar os municípios em relação à adesão ao SISAN, seus compromissos e vantagens;
c) Orientar a elaboração dos Planos Municipais de Segurança Alimentar e Nutricional;
d) Reconhecer as experiências exitosas e debater as principais dificuldades para efetivação da Política Municipal de SAN.
QUEM PODE PARTICIPAR?
Conselheiros dos CONSEA
Membros das CAISAN
Representantes de Organizações e Movimentos da Sociedade Civil
Representantes de Secretarias e Órgãos de Governo
Demais interessados na temática
ORGANIZAÇÃO
Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC
Teia de Articulação de Fortalecimento de Segurança Alimentar e Nutrição - TearSAN
FINANCIAMENTO
Ministério do Desenvolvimento Social - MDS
Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional - SESAN
(Termo de Execução Descentralizada 007/2014)
APOIO
Câmara de Gestão Intersetorial de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina - CAISAN/SC
Conselho de Segurança Alimentar e Nutricional de Santa Catarina - CONSEA/SC
CAISAN e CONSEA dos municípios
|