12. Como é feito o Monitoramento e Avaliação dos Planos de SAN?

Monitorar é acompanhar a execução do Plano de SAN ao longo da sua vigência. Com o monitoramento é possível verificar se a execução dos objetivo e metas está avançando. No entanto, o monitoramento não consegue analisar se o avanço na execução das metas é suficiente ou adequado. Para isso, deve-se planejar uma metodologia de avaliação dos Planos de SAN. O ato de avaliar permitirá dizer se a execução do plano está alcançando os objetivos e metas pactuados. Além disso, a avaliação permitirá entender quais são as dificuldades ou facilidades para a execução do Plano.

Tanto o monitoramento quanto a avaliação devem ser realizadas periodicamente, e não somente ao final da vigência do Plano. Isto é importante, para possibilitar que estratégias sejam pensadas com a finalidade de melhorar a execução das metas, durante a vigência do Plano.

De acordo com a legislação do SISAN o monitoramento e avaliação será feito por instrumentos, metodologias e recursos capazes de aferir o grau de implementação e o atendimento dos objetivos e metas estabelecidos e pactuados no Plano.

 

Existem diferentes formas de realizar o monitoramento e avaliação dos Planos de SAN. Na vídeo-aula 6 do FormaSAN, disponível em:  https://tearsan.ufsc.br/pagina/o-plano-de-san-monitoramento-e-avaliao você encontra uma sugestão de metodologia.

 

 

1. O que são os Planos de Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) e qual o objetivo dos mesmos? 

2. De quem é a responsabilidade de elaboração dos Planos?

3. Qual é a vigência de um Plano de SAN? 

4. Os objetivos e metas do Plano de SAN devem responder por quais questões? 

5. Quais os itens que os Planos devem conter?

6. De onde devem vir os objetivos e metas que serão incluídas no plano?

7. O que é o Diagnóstico de SAN que devem ser inclusos nos Planos de SAN?

8.  Quais informações podemos utilizar como base para construir o diagnóstico?

9. O que são os desafios de execução da Política de SAN?

10. O que são as Diretrizes dos Planos de SAN? 

11. Como devem ser construídas as metas dos Planos de SAN?